Translate

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Tagine de Borrego com Marmelos

Uma receita de outono com perfume árabe. Foi retirada do livro "Cozinha Marroquina" de Anne Wilson e levemente adaptada.


Ingredientes
1 kg de pá de borrego
2 cebolas grandes
1/2 colher de chá (2,5 ml) de pimentão picante
coentros frescos picados
1/2 colher de chá (2,5 ml) de açafrão moído
1/2 colher de chá (2,5 ml) de gengibre moído
pimenta preta
500 gr de marmelos
60 gr de manteiga ou margarina
1 chávena de tâmaras sem caroço

Confeção
Corta-se o borrego em cubos grandes e pica-se uma cebola. Colocam-se num tacho grande de fundo pesado (pode ser de barro ou de ferro). Tempera-se com pimenta preta a gosto e o pimentão. Cobre-se com água. Juntam-se os coentros frescos grosseiramente picados, o açafrão e o gengibre. Tapa-se e coze em lume brando durante cerca de 1 hora ou até que o borrego esteja tenro.


Cortam-se os marmelos em pedaços de tamanho mais ou menos igual ao da carne. Pica-se a outra cebola. Numa frigideira refogam-se os marmelos e a cebola na manteiga ou margarina até alourarem. 


Juntam-se à tagine. Quando estiverem quase cozidos adicionam-se as tâmaras e deixa-se ferver de novo.


Polvilha-se com coentros picados.
Serve-se bem quente.



A carne indicada na receita original é a pá de borrego, mas também se pode fazer com com cachaço ou com costelas, embora com estas não fique tão bom.
Podem-se substituir os marmelos por maçãs firmes e um pouco ácidas ou por pêras pouco maduras. Em vez de tâmaras também se podem usar ameixas secas descaroçadas e hidratadas ou alperces secos. Pode-se usar pimentão doce em substituição do picante ou uma mistura dos dois.



Sem comentários:

Enviar um comentário