Translate

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Sopa de Salmão

Comi pela primeira vez esta sopa/guisado na Finlândia já vão mais de 20 anos. Foi feita por uma americana casada com um sueco e residente na Suécia, pelo nunca soube qual a origem da receita, mas que é deliciosa, é. Com o tempo fui-lhe introduzindo algumas alterações no modo de confeção e adicionei-lhe alguns ingredientes, como, por exemplo, os coentros que não são usados na cozinha escandinava.


Ingredientes
2 cabeças de salmão + 1 posta
1 dl de azeite
1 cebola média ou 2 pequenas
2 dentes de alho
2 folhas de louro
4 tomates maduros
1 pimento verde
1 kg de batatas
200 gr de gambas peladas congeladas(facultativo)
1 malagueta pequena (facultativo)
sal e pimenta branca
endro
coentros picados

Confeção
Coze-se o salmão em 2 l de água temperada com sal e pimenta branca. Coa-se a água da cozedura e reserva-se. Desfaz-se o peixe em lascas.


Pelam-se os tomates e cortam-se em pedaços não muito grandes. Corta-se o pimento ao meio e depois em tiras. Faz-se um refogado com o azeite, o louro, as cebolas às rodelas ou meias luas e o alho às fatias. 


Deixa-se alourar e junta-se a água do peixe. Deixa-se ferver e juntam-se os tomates e o pimento (e a malagueta). Tempera-se abundantemente com endro. Ferve cinco minutos e juntam-se as batatas, retificando os temperos. Se se usarem gambas, é a altura para as deitar.
Quando as batatas estiverem cozidas, junta-se o peixe, deixa-se retomar fervura e desliga-se o lume. Misturam-se coentros picados a gosto.
Serve-se muito quente, acompanhado por pão torrado e um bom vinho branco.


A receita original não era com cabeças de peixe, mas esta é uma boa forma de as utilizar, além de que se aproveita a gordura da cabeça para dar mais sabor à sopa. Se se utilizar postas "normais" não é necessária a sua cozedura prévia, introduzem-se, bem escamadas, ao mesmo tempo que as batatas: assim a vi fazer.

Este é um prato completo que a ser servido como entrada dá para 8 pessoas.



Sem comentários:

Enviar um comentário