Ou mais exatamente Esparguete à Carbonária, já que os ingredientes típicos italianos foram substituídos por portugueses.
Ingredientes
400-500 gr de esparguete
1 folha de louro
azeite
vinagre
3 dentes de alho
100 gr de bacon com gordura
2 ovos
1/2 pacote ( 100 ml) de natas para cozinhar (magras)
100 gr de queijo da ilha
sal e pimenta branca
orégãos ou manjerona secos
Confeção
Põe-se uma panela ao lume com bastante água e tempera-se com sal, 1 dente de alho meio esborrachado, a folha de louro, um pouquinho de azeite e outro de vinagre ( para a massa não colar). Quando ferver, deita-se a massa inteira, deixa-se ferver de novo, mexe-se e coze o tempo indicado na embalagem; para ficar al dente bastam 8-9 minutos.
Entretanto, corta-se o bacon em cubinhos muito pequeninos, picam-se os 2 alhos restantes e rala-se o queijo da ilha. Batem-se os ovos com as natas, junta-se o queijo ralado e tempera-se com sal e pimenta branca.
Aquece-se, numa frigideira grande ou num tacho, um pouco de azeite, apenas o equivalente a 1 colher de sopa, e refoga-se o alho. Retira-se para um recipiente e reserva-se; deita-se o bacon na frigideira e deixa-se passar bem até ficar estaladiço, reintroduz-se o alho refogado.
Quando a massa estiver cozida, escorre-se e junta-se ao bacon e mistura-se bem.
Deita-se na travessa de servir, acrescenta-se o batido de ovos e envolve-se muito bem, levantando a massa com 2 garfos para o molho chegar a todo o lado.
Serve-se imediatamente e, já no prato, polvilha-se com orégãos ou manjerona.
Uma Carbonara verdadeiramente italiana levaria pancetta, em vez de bacon e parmigiano-regiano ou grana-padano em vez de queijo da ilha, porém esta versão aportuguesada é também muito saborosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário