Hoje a natureza foi generosa: a incomparável paisagem da Malcata, uma sacada de medronhos, uma cesta de sanchas e um saco de míscaros.
Comecemos pelos míscaros (Tricholoma equestre).
A receita original da Açorda de Míscaros foi publicada há uns 20 anos na revista do Expresso. Já não tenho tal revista, mas fui sempre fazendo a receita mais ou menos como ela era.
Ingredientes
1 kg de míscaros
2 dentes de alho
100 gr de presunto fatiado
2 colheres de sopa de salsa picada
500 gr de pão de mistura velho (pelo menos do dia anterior)
1 dl de azeite
2 ovos
5 dl de caldo de aves (de cubo)
sal e pimenta branca
piripiri (facultativo)
Confeção
Arranjam-se os míscaros, raspando o pé, pelando o chapéu e limpando as laminas com um pincel. Partem-se aos pedaços.
Corta-se o pão em fatias finas e rega-se com o caldo de aves quente. Abafa-se e reserva-se. Picam-se os alhos miudinhos.
Aquece-se metade do azeite (1/2 dl) e salteiam-se os míscaros com o alho e a salsa. Quando prontos, temperam-se com sal e pimenta branca.
Noutra frigideira, aquece-se o resto do azeite e frita-se o presunto. Acrescenta-se o pão. Vai-se mexendo e acrescentando os míscaros e o líquido da cozedura. Retificam-se os temperos e já com o fogão desligado, deitam-se os ovos e envolvem-se. Serve-se imediatamente.
´
É uma receita absolutamente deliciosa que apenas se pode fazer nesta altura. Já experimentei congelar os míscaros para depois fazer, mas não tem o mesmo sabor nem a mesma textura.
Sem comentários:
Enviar um comentário