Translate

sábado, 31 de outubro de 2015

Puré de Castanhas

As castanhas foram durante séculos a base da alimentação nas terras frias onde eram a principal fonte de hidratos de carbono.  Esse papel caiu em desuso com a vulgarização da batata e o fácil acesso a arroz e massas. Porém, podem acompanhar qualquer prato, mesmo que de sabor suave. Podem ser usadas cozidas, em puré, assadas ou fritas. Acompanham igualmente bem carnes e peixes.


Ingredientes
1 kg de castanhas
1 l de leite
100 gr de margarina (ou 50 gr de margarina e 50 gr de manteiga)
sal
pimenta da Jamaica

Confeção
Lavam-se as castanhas e dá-se-lhes um golpe em cruz. Colocam-se numa panela, cobrem-se com o leite e sal a gosto e vão ao lume até estarem bem cozidas. Vão- se retirando aos poucos da panela, para não arrefecerem, e descascam-se. Reserva-se o líquido da cozedura.
Passam-se as castanhas pelo passe-vite para as desfazer e reter alguma pele ou impureza.
Deita-se a margarina num tacho e derrete-se em lume brando. Adiciona-se o puré de castanha e envolve-se na gordura. Acrescenta-se leite da cozedura (coado) na quantidade necessária para o puré ficar na consistência certa. Tempera-se muito generosamente com pimenta da Jamaica.


Este puré tanto pode ficar cremoso como bastante seco, consoante for para acompanhar pratos mais secos ou com molho abundante (como foi o caso, daí o aspeto um pouco grumoso do puré).
É especialmente indicado para pratos de caça, seja de penas ou pelos, mas também acompanha bem vaca ou porco assados.


Sem comentários:

Enviar um comentário