Quando chega o fim do verão ainda há muitos tomates na horta ou no quintal que não vão chegar a amadurecer e ficam geralmente a estragar-se. Podem ser usados para fazer pickles, chutney ou compota.
Este é um doce tipo "marmelade" inglesa muito bom para quem não gosta de coisas demasiado doces. É delicioso com pão ou torradas e ideal para o pequeno almoço.
Foi retirado do livro "Conservas" (Preserving) de Oded Schwartz e realizado tal qual.
Ingredientes
1 kg de tomates verdes
4 laranjas grandes
750 ml de água
2 limões
1 kg de açúcar
1 e 1/2 colheres de sopa (22,5 ml) de sementes de coentro
Confeção
Cortar as laranjas às fatias e retirar-lhes os caroços. Espremer os limões, reservar o sumo e guardar os caroços. Retirar as partes escuras e os pés aos tomates e parti-los em pedaços. Na picadora elétrica reduzir as laranjas e os tomates a puré.
Pôr todos os caroços num saquinho de musselina. Numa panela de doces ou num tacho de fundo pesado deita-se a fruta picada e a água e junta-se o saquinho com os caroços. Coze em lume brando cerca de 45 minutos ou até as cascas das laranjas estarem macias.
Adiciona-se o açúcar e o sumo de limão. Ferve-se me lume médio por 30-35 minutos ou até a mistura estar espessa e ter atingido o ponto desejado.
Sem comentários:
Enviar um comentário