Uma maneira muito diferente e verdadeiramente deliciosa de servir peru. Embora trabalhosa vale a pena pelo resultado final. Inspirei-me em várias receitas até encontrar a mistura que me satisfez para elaborar este prato. A principal referência foi o livro "O Prazer da Comida Picante" de Jenni Fleetwood.
Ingredientes
1 pedaço de peito de peru cortado aos cubos grandes
1 dente de
alho
1 cebola pequenina
3
piripiris
1
malagueta fumada grande
1
malagueta comprida seca
1
nhora
2 tiras de pimento verde seco
2 dentes de
alho
4 colheres de sopa de sementes de
sésamo.
20 amêndoas sem casca
20 amendoins torrados descascados
3-4 colheres de sopa de óleo ou azeite
250 ml do caldo de cozer o peru
1/2 cubo de caldo de galinha
300 gr de tomates
1/2 colher de chá de
pimenta preta
1 colher de chá de
coentros em pó
1 colher de chá de
cravinho em pó
2 colheres de chá de
canela
50 gr de passas
50 gr de sementes de abóbora
50 gr de chocolate amargo
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
Confeção
Coze-se o peru em água temperada com sal, 1 dente de alho e 1 cebolinha pequenina. Quando cozido, reserva-se e guarda-se o caldo da cozedura.
Assam-se as malaguetas numa frigideira anti-aderente durante 2-3 minutos sem deixar queimar. Põem-se numa tigela e junta-se água quente (não a ferver) e ficam de molho, pelo menos, 10 minutos. Guarda-se a água.
Torram-se as sementes de sésamo, as amêndoas e as sementes de abóbora, por separado.
Na taça da picadora colocam-se as malaguetas hidratadas, a cebola e o alho picados, as amêndoas, os amendoins, e metade das sementes de sésamo. Tritura-se tudo muito bem até formar uma pasta.
Aquece-se a gordura num tacho largo e frita-se a pasta durante 5 minutos, mexendo sempre. Acrescenta-se o caldo, os tomates descascados e cortados em cubinhos, as passas e as sementes de abóbora. Tempera-se com a pimenta preta, os coentros em pó, o cravinho e a canela. Cozinha durante 15 minutos. Deita-se o chocolate e o vinagre e mexe-se para desfazer.
Juntam-se os pedaços de peru e cozinha mais 15-20 minutos. Se começar a secar junta-se a água onde as malaguetas estiveram de molho.
Antes de ir à mesa, salpica-se com as restantes sementes de sésamo. Serve-se com tortilhas de trigo ou milho.
Os chilis das receitas que consultei eram ancho, pasilla, mulato ou guasilla, Como não tinha nenhum desses, improvisei. Não me parece que tenha ficado mal, pelo contrário. Embora não demasiado picante, ficou muito saboroso.