Este é um comer que tenho na lembrança desde sempre. Fui uma criança terrível para comer, nunca tinha fome e de quase nada gostava, mas quando a minha mãe fazia lulas com chouriço comia com gosto e (quase) tanto como as outras pessoas.
Ingredientes
1 kg de lulas pequenas congeladas
1 dl de azeite
1 cebola média
2 dentes de alho
2 folhas de louro
3 colheres de sopa de salsa picada
1 pacote (200 ml) de polpa de tomate ou 1 lata de tomate aos pedaços
1,5 dl de vinho branco
1/2 chouriço caseiro ou tipo tradicional
sal e pimenta branca
malagueta em flocos
salsa picada
Confeção
Cortam-se as lulas, previamente descongeladas, em rodelas. Corta-se o chouriço às rodelas ou meias rodelas dependendo da grossura do dito.
Num tacho faz-se um refogado com o azeite, a cebola e o alho picados, o louro e a salsa. Quando começar a ganhar cor, deitam-se as lulas e deixam-se começar a encaracolar.
Deita-se a polpa de tomate e o vinho branco e tempera-se com sal e pimenta branca. Quando ferver, junta-se o chouriço e deixa-se cozinhar durante 1 hora ou mais dependendo da espessura das lulas.
Vai-se mexendo de tempos a tempos e verifica-se se não está ficar seco. Nesse caso junta-se água quente.
Quando pronto, deita-se um pouco de salsa fresca picada e serve-se com batatas cozidas ou puré de batata.
Pode, obviamente, fazer-se este prato com lulas frescas, apenas dará um pouco mais de trabalho. No verão uso tomate bem maduro pois há-o em abundância, mas no inverno não vale a pena usá-lo pois foi amadurecido artificialmente e não cria um molho tão rico e saboroso como o de conserva, seja em pedaços ou em polpa.
Sem comentários:
Enviar um comentário