Um prato diferente mas saboroso a comer com o inevitável arroz. Também pode ser servido como entrada, confecionando-se apenas com metade dos ingredientes. Assim o servi eu.
Ingredientes
8 ovos
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de açúcar mascavado ou açúcar amarelo
1 colher de sopa de molho de peixe tailandês
100 ml de sumo de tamarindo ou 2 colheres de sopa de concentrado de tamarindo
1 molhinho de coentros frescos picados
1 colher de chá de piripiri moído (opcional)
2 chalotas cortadas em aros e fritas em óleo bem quente (opcional)
Confeção
Cozem-se os ovos em água fria 7 minutos exatos. Escorrem-se e colocam-se imediatamente em água fria para interromper a cozedura. Quando frios descascam-se e reservam-se.
Próximo da hora de servir, aquece-se o óleo numa frigideira e fritam-se os ovos virando muito frequentemente até estarem bem dourados por todos os lados. Retiram-se e conservam-se quentes.
Deita-se fora o óleo da frigideira em excesso e deitam-se todos os ingredientes, com excessão dos coentros, e deixa-se ferver 2 minutos ou até o molho ficar com a consistência de um xarope.
Servem-se com o molho por cima e salpicados com os coentros. Podem-se também servir com aros de chalota frita.
Para fazer a água de tamarindo colocam-se tamarindos num pouco de água e espremem-se; também se pode fazer pondo um pouco de pasta de tamarindo em água que depois se espreme. Mas é muito fácil encontrar tamarindo à venda em qualquer supermercado, já o concentrado de tamarindo apenas se encontra em lojas de produtos asiáticos.
Caso não se arranje o tamarindo pode-se usar sumo de limão ou de lima.
Sem comentários:
Enviar um comentário