Um prato que pode ser servido como entrada com pão indiano ou como prato principal vegetariano acompanhado com arroz. A receita foi retirada do livro "Cozinha Indiana" da Livros e Livros e efetuada com poucas alterações. Eis como a realizei.
Ingredientes
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá de sementes de mostarda
1/2 colher de chá de piripiri
(1 pitada de assa-fétida)
1 couve-flor pequena dividida em raminhos
125 gr de ervilhas
1 batata grande aos cubinhos
2 tomates médios picados
172 colher de chá de curcuma
1/2 colher de chá de garam masala
1 pitada de sal
1 colher de sopa de coentros frescos picados
1 colher de chá de melaço
4,5 dl de água
sumo de lima (facultativo)
Confeção
Aquece-se o óleo num tacho em lume forte. Juntam-se as sementes de mostarda e quando começarem a saltar junta-se o piripiri (e a assa-fétida, se se utilizar).
Agita-se rapidamente o tacho e adicionam-se a couve-flor e as ervilhas. Salteiam-se alguns segundos e juntam-se os cubos de batata, o tomate, as especiarias, o sal, os coentros, o melaço e algumas gotas de sumo de lima. Mexe-se bem, tapa-se e cozinha-se durante 3-4 minutos.
Junta-se a água, misturando bem. Tapa-se e cozinha-se durante cerca de 30 minutos ou até os vegetais ficarem tenros e o molho ter ficado ligeiramente espesso.
Serve-se quente salpicada com mais um pouco de coentros picados. Acompanha-se com pães indianos sem fermento.
A assa-fétida é extremamente difícil de encontrar e tem um sabor um bocado repelente. Não faz falta na receita que é muito saborosa sem ela. Se se usar deita-se apenas uma pitada muito pequena. Eu não a utilizei tendo preferido deitar algumas gotas de sumo de lima o que deu muito bom sabor.
Sem comentários:
Enviar um comentário